PROJETO MAIS SORRISOS

PROJETO MAIS SORRISOS

É manhã de sábado e o sorriso da Dra. Elza Albuquerque contagia. Em frente à sede do GEPE (Grupo Espírita Paulo e Estevão) na Praia do Futuro, ela dá bom dia à quem encontra. A felicidade tem uma boa justificativa: a entrega dos diplomas de conclusão de curso de Auxiliar de Dentista para as formandas da comunidade. O curso é uma das muitas atividades desenvolvidas pelo projeto Mais Sorrisos, em Fortaleza.

O Projeto Mais Sorrisos é filantrópico e voluntário. Tem como objetivo principal realizar atendimento odontológico gratuito para crianças das comunidades vizinhas às duas sedes do GEPE em Fortaleza, uma em Messejana e outra na Praia do Futuro. “Começamos o projeto em 2015. Eu estava querendo fazer algo para ajudar a população carente. Foi quando um amigo abriu as portas aqui no GEPE para montarmos um consultório. Quando conseguimos abrir o consultório eu era atendente e dentista”, lembra Dra. Elza.
Hoje são dezenas de dentistas, de diversas especialidades, além de estudantes de odontologia que se candidatam como voluntários no projeto. O doutor Márcio Barata, ortodontista, é um dos 20 voluntários do projeto. “Atualmente acompanhamos mais de 100 crianças, os atendimentos acontecem em vários turnos de segunda a sábado”, explica Dr. Márcio.

A beleza do sorriso está longe de ser a preocupação principal do projeto. “Nós temos as ações sociais do Mais Sorrisos que oferecem cursos para capacitar pessoas da comunidade, oferecer outras atividades e até recolocá-las no mercado de trabalho”, conta Dra. Elza. Um dos cursos estão o de Maquiagem, Corte de Cabelo, aulas de Taekwondo e o curso de Capacitação de ASB (Auxiliar de Saúde Bucal). Com duração de um ano, as participantes, em sua grande maioria mulheres, passam seis meses estudando módulos que vão desde o atendimento, como se portar em um consultório e até biossegurança. Nos seis últimos meses elas fazem estágios em consultórios particulares e do projeto Mais Sorrisos.
Muitas mulheres já saem do curso com emprego garantido. “O curso surgiu em 2016, justamente porque precisávamos de atendentes para ajudar os dentistas no atendimento. Hoje, estamos formando a terceira turma”, comemora Dra. Elza. Entre as novas atendentes está Rita Xavier, empolgada em poder ajudar o projeto agora com uma nova profissão. “Eu não tinha dinheiro para pagar um curso desses, eu sou diarista e tenho filho. Eu recebi o curso, a farda, o jaleco tudo de graça, e agora eu estou retribuindo ajudando a minha comunidade” nos conta Rita, com um sorriso enorme no rosto.

Aos dentistas e parceiros que querem colaborar com o projeto, a doutora Elza encoraja: “Para você ser voluntário só basta querer, é só se doar. Não só aqui no Mais Sorrisos, em outros projetos faça isso por você também. Se doar é o melhor presente que você faz para si mesmo. Não tem remédio melhor no mundo do que você ser voluntário”. 

Para conhecer mais e também ajudar o Projeto Mais Sorrisos, acesse no Instagram: @mais_sorrisos_, e/ou ligue (85) 9 9999.8856. Conheça as outras histórias finalistas, acesse o site www,socialesporteclube.com.br e vote no Prêmio Social Esporte Clube 2018.