Projeto Acolher e Cuidar – sensibilidade e cuidado

Projeto Acolher e Cuidar – sensibilidade e cuidado

Há mais de um ano os profissionais da linha de frente contra a Covid-19 lutam todos os dias para salvar milhares de vidas. Uma batalha árdua e desafiadora que coloca os trabalhadores da saúde no limite físico e mental. Para unir forças e contribuir com essa causa mundial, um grupo de psicólogos do Ceará decidiu criar no início de abril o Projeto Acolher e Cuidar, que oferece psicoterapia gratuita aos profissionais que necessitam de apoio emocional. O trabalho reúne 12 psicólogos que se voluntariam para prestar uma atenção humanizada com aqueles que estão precisando de cuidado.

Os atendimentos acontecem de forma totalmente online. O projeto já conta com o trabalho de psicólogos de fora do Ceará também, assim como pacientes de outros estados. A psicóloga Kárdia Lacerda, uma das idealizadoras da ação, conta como tudo começou. “Um momento marcante para nós foi quando levamos essa idéia para uma gestora de uma UPA. A fala dela foi: Isso é um sonho! Tudo que a gente precisa! Essa iniciativa surgiu após nós ouvirmos dezenas de relatos de profissionais de saúde compartilhando seus sofrimentos psíquicos nesse contexto atual. Nesse momento temos que fazer algo positivo para o próximo que possa ajudar de alguma forma”, destaca.

O funcionamento de uma unidade de saúde, seja ela um hospital de pequeno, médio ou grande porte, ou mesmo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tem por trás dezenas e até milhares de profissionais que fazem a engrenagem andar.  Os riscos também são muitos, principalmente quando se enfrenta um inimigo invisível. Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, trabalhadores do administrativo, da limpeza e da segurança estão no meio dessa guerra contra o vírus. “Nós percebemos o quanto essas pessoas são importantes para o momento atual e o quanto elas estão sensibilizadas. Nós entendemos que com o nosso saber podemos dar um cuidado melhor para esses profissionais”, complementa Kárdia.

O outro realizador do Acolher e Cuidar, o também psicólogo Gabriel Seffair, tem em casa um exemplo de garra e determinação contra a Covid-19. “Eu queria retribuir de alguma forma para eles. Minha esposa é enfermeira e eu vejo a importância desses profissionais terem um acompanhamento. Um dia eu vi a Kárdia compartilhando o mesmo desejo. A partir disso, começamos a conversar e decidimos iniciar o trabalho. Em pouco tempo, vários outros colegas também se engajaram nesse propósito”, conta Gabriel.

As pessoas que trabalham em algum estabelecimento de saúde e que necessitam de apoio psicológico podem entrar em contato com o projeto por meio do telefone e pelo perfil no Instagram.

CONTATO E DOAÇOES

Projeto Acolher e Cuidar – sensibilidade e cuidado

Projeto Acolher e Cuidar
(85)99100-5092 (WhatsAPP)
@projetoacolherecuidar

Para Doações: