Prêmio Social Esporte Clube 2016

Prêmio Social Esporte Clube 2016

Belas e inspiradoras histórias sobre como o esporte pode transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes, tanto no Ceará como nos demais estados do País, encantam e emocionam o público que acompanha o Social Esporte Clube. Desde 2013, essa iniciativa, que tem entre seus fundadores o jornalista Fábio Pizzato, joga luz sobre projetos e ações sociais que, apesar de todas as dificuldades, conseguem levar formação, esperança e dignidade para quem mais precisa, tudo isso por meio da prática esportiva e/ou de manifestações artísticas e culturais.

Mas, desde o início, a ideia foi sempre a de ultrapassar os limites do mundo virtual, fazendo com que essas histórias pudessem chegar para um número ainda maior de pessoas, além de reconhecer e valorizar aqueles que doam um pouco do seu tempo para praticar o bem. Por isso, em 2016, foi realizada a primeira edição do Prêmio Social Esporte Clube, que aconteceu no último dia 30 de junho, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, da Assembleia Legislativa do Ceará.

O objetivo do evento, que reuniu imprensa, autoridades, parceiros e entusiastas do esporte e do bem, foi simples: uma comissão julgadora, formada por jornalistas e parceiros do Social Esporte Clube, elegeram seis projetos para entrar em votação popular no site www.socialesporteclube.com.br. Além disso, eles também ganharam destaque no  Caderno Especial do Diário do Nordeste, veículo parceiro do evento, publicado no dia 10 de junho, como forma de torná-los ainda mais visíveis ao público cearense. “O Prêmio Social Esporte Clube é um reconhecimento para essas pessoas que arregaçam as mangas e fazem o bem, a partir da valorização e da divulgação das boas ações sociais, que fazem tanta diferença na vida de centenas de jovens”, afirma Fabio Pizzato.

Quem também compartilha dessa ideia é Rafael Rodrigues, gerente geral de comercialização do Diário do Nordeste. “O jornal tem um cunho social muito forte, assim como o Social Esporte Clube. Muito mais do que levar conhecimento e notícia, nossa intenção é também contribuir para uma sociedade melhor”, diz. Já Carlos Costa, chefe da Divisão de Assuntos Esportivos da Unifor, outra instituição parceira do Prêmio, acredita que todos os homenageados da noite deixaram uma lição para todos os presentes. “O que transforma o homem é o homem. Quando você vê pessoas que buscam respostas para situações que parecem não ter respostas, que se superam graças a iniciativas como essas que acabamos de ver, isso nos enriquece profundamente”, reforça. 

SOLIDARIEDADE E AMIZADE

Quando premia-se o bem, não há rivalidades. Essa máxima pode ser perfeitamente aplicada durante o evento de solenidade. Escolinha de Futebol Arnobão, Biblioteca Comunitária Denise Ferreira Luz, Associação Menina Olímpica, Chiquinho do Futsal e Associação Fortaleza Azul, finalistas da premiação, marcaram presença não apenas para saber o resultado da votação, mas também para confraternizar e prestigiar cada uma das iniciativas presentes. “O mais bacana do Prêmio é ver a união dos projetos, a troca de ideias e experiências entre pessoas tão diferentes, mas que têm tanta coisa em comum. Claro que todos desejam ganhar, mas esse momento de partilha, de reconhecimento entre eles próprios, já é uma conquista e tanto”, explica Vinicius Augusto, diretor do Grupo Maestros, um dos organizadores do Social Esporte Clube.

Após a apresentação de cada finalista, foi anunciado os três projetos sociais mais votados na enquete: Associação Fortaleza Azul, primeiro lugar, Associação Menina Olímpica, segundo lugar, e Escolinha de Futebol Arnobão, terceiro lugar. No total, o Prêmio Social Esporte Clube obteve mais de 44 mil votos. As três instituições levaram para casa o Troféu, ingressos para todas os jovens atendidos irem ao Beach Park e uma premiação em dinheiro, oferecido pela Farmácia Pague Menos. 

Todos os finalistas da premiação, bem como outras histórias que mostram que atitudes simples, mas de muito amor e cuidado com o próximo, podem mudar a vida de tantas pessoas no Brasil, podem ser vistas no site www.socialesporteclube.com.br, além das redes sociais do projeto: @socialeclube – Instagram e Facebook. “Esse é só o começo. Vamos continuar seguindo com o nosso objetivo de contar boas histórias. Em 2017, lançaremos de novo o caderno especial, faremos a segunda edição do Prêmio e, claro, vamos continuar fazendo o bem”, finaliza Fabio Pizzato.

GALERIA DE IMAGENS