Projeto O Pequeno Nazareno

Projeto O Pequeno Nazareno

Há mais de três décadas, o Projeto O Pequeno Nazareno vem transformando positivamente a realidade de milhares de crianças e jovens em diferentes regiões do país. Voltada para crianças, adolescentes, famílias em situação de rua e deslocados internos, a entidade realiza um trabalho social consolidado, atuando em diversas frentes.

Por meio da educação social, inserção profissional, inclusão esportiva, desenvolvimento comunitário e uma série de outras ações, a instituição muda rotinas e leva esperança para dezenas de meninos e meninas espalhados pelo Brasil.

Um desses exemplos é a jovem Charlie, de 13 anos, participante do Projeto Inclusão e Cooperação, desenvolvido no Centro Esportivo O Pequeno Nazareno, em Maranguape (CE). “Já estou há um ano no projeto. Deixo um recado para aqueles que têm preconceito contra as mulheres no esporte, especialmente no futebol e no futsal: as mulheres podem praticar qualquer modalidade e aproveitar todas as oportunidades disponíveis. Eu já jogava futsal, mas, depois que cheguei aqui, me senti mais segura e espero aproveitar ao máximo tudo o que o projeto oferece para o nosso aprendizado”, afirma a adolescente.

No Centro Esportivo, as atividades vão muito além da bola rolando. Aproveitando o mês de julho, os alunos participaram de uma colônia de férias repleta de descontração e experiências novas. “Foi um mês atípico. Tivemos trilha esportiva, banho de cachoeira, piscina e jogos amistosos. Uma programação muito rica para os participantes do projeto”, destaca Wilker Miranda, coordenador pedagógico do OPN.

Presente nos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará, O Pequeno Nazareno oferece um leque de iniciativas voltadas para a proteção social, garantindo aos beneficiários a oportunidade de construir um futuro melhor.

Entre as diversas frentes de atuação, um dos destaques é o Projeto Dignidade para a Infância (DPI), em implantação no Amapá, Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. A meta é impactar diretamente cerca de 15 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e mulheres, com 14 ações integradas que incluem atendimentos psicossociais, fortalecimento de vínculos familiares, formação profissional, acesso a direitos, educação ambiental, práticas esportivas, grupos terapêuticos e atividades comunitárias.

Fundada em 1993 por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos no Norte e Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, combatendo preconceitos e influenciando políticas públicas para transformar a sociedade.

O Social Esporte Clube tem o apoio de: Governo do Estado do Ceará – Cuidar das pessoas, avançar o Ceará.