Quase duas toneladas de alimentos foram arrecadadas e doadas a famílias e projetos sociais de Fortaleza graças à corrente solidária de pacientes bariátricos que participaram da 5ª edição do evento esportivo BariMov, realizado em julho, na pista de atletismo da Universidade de Fortaleza (Unifor). Idealizado pelo cirurgião bariátrico Paulo Campelo, presidente do Capítulo Ceará da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o evento reforça que saúde e impacto social podem caminhar juntos.
A doação é resultado direto da proposta do evento: cada quilo perdido pelos pacientes desde a cirurgia bariátrica é convertido em um quilo de alimento. “Tivemos, nesta edição, uma marca histórica de arrecadação, e isso nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos por ver nossos pacientes se empenharem não só em perder peso, mas também em praticar a solidariedade”, destaca o médico.
Os alimentos arrecadados começaram a ser distribuídos ao Lar de Clara, Casa de Nazaré, Associação Voar, Projeto Tô de Olho, Força Falcão de Atletismo e Projeto Agente Varejista, instituições que desenvolvem trabalhos essenciais na capital.
Obesidade em pauta
O BariMov reforça a necessidade de enfrentar a obesidade, que atinge mais de 25% da população adulta brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Em Fortaleza, o cenário é ainda mais preocupante: 31% das mulheres são obesas, o que coloca a capital como a cidade com o maior índice entre o público feminino no país.
Para Paulo Campelo, é fundamental reforçar o papel da cirurgia bariátrica como parte de um processo mais amplo. “É importante compreender que a cirurgia não é um atalho, mas uma ferramenta dentro de um plano maior, que exige reeducação, acompanhamento e apoio contínuo. O BariMov reforça exatamente isso: ninguém está sozinho nessa caminhada”, conclui.
O Social Esporte Clube tem o apoio de: Governo do Estado do Ceará – Cuidar das pessoas, avançar o Ceará.