Uma jornada de dedicação ao próximo que já ultrapassa três décadas. Esse é o trabalho voluntário de Marcos Bernart, 72 anos, catarinense de Caçador, que viveu em Chapecó (SC), passou por Porto Alegre (RS), mas fincou raízes em Pernambuco. Há mais de trinta anos, ele está a serviço dos mais necessitados em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
Bernart tem no espiritismo um caminho que o guia e o faz enxergar um dos ensinamentos de Jesus Cristo: “Ajudai alguém sem olhar a quem. ”Foi na Comunidade Espírita Fraterna Peixotinho, em Jaboatão, que Marcos aprendeu sobre a religião e começou a realizar suas obras junto aos mais necessitados, com o apoio dos membros da comunidade.
O catarinense é empresário do ramo de entregas de produtos, mas se dedica integralmente à sua maior missão: servir aos que mais precisam. E, nessa jornada em terras pernambucanas, já são mais de 20 anos à frente da Organização Não Governamental (ONG) Associação Onda Azul Caridade, localizada na comunidade de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Pelo projeto, já passaram dezenas de pessoas de todas as idades, que encontram na Onda Azul amparo e esperança para dias melhores. Sem apoio do poder público, a ONG conta com a colaboração de entidades e empresas privadas como Extra, Pão de Açúcar, panificadoras e o Ceasa, além de dezenas de apoiadores que também se dedicam a essa causa social.

No projeto, os participantes contam com palestras, cursos, distribuição de alimentos, dentre outras atividades para adultos, idosos e crianças. Foto/Arquivo Pessoal
“Recebemos e ajudamos todo tipo de pessoa na associação. São pessoas de todas as religiões que enxergam no nosso trabalho voluntário credibilidade e esperança de um futuro melhor. Oferecemos desde sopa, cestas básicas, envio de verduras para escolas da comunidade, cursos de qualificação, em parceria com instituições como o Senac, entre outras várias frentes que realizamos no projeto. Muitas pessoas chegaram por aqui sem nada, e nós ajudamos a construir um caminho para melhorar e prosperar na vida, conta.
Além da assistência com alimentação, qualificação e outras formas de apoio, Bernart também faz questão de disseminar a palavra de Deus, incentivando os integrantes da comunidade a aprender mais sobre o evangelho.
“O trabalho não é fácil, mas nós não desistimos. Agradeço demais a todas as pessoas que chegaram e às que estão chegando para somar forças. A ONG não é minha, é de todos que fazem parte e daqueles que se colocam à disposição para servir a um irmão. Nós estamos aqui como obreiros. A felicidade está nisso. Fazemos com amor e dedicação, e ver o quanto isso faz diferença na vida de alguém é o que nos motiva”, destaca Bernart.

A doação de parceiros é fundamental para a continuidade da Associação Onda Azul Caridade. Foto/Arquivo Pessoal
Onda Azul: caridade a serviço do evangelho
@associacao.onda.azul
(81)99930-0222
Para Doações:
Chave PIX: 52439349000128