Há 36 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.
A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel.
A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, um dos maiores presentes que uma criança pode receber, não é verdade?
Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.
No último dia 11 de novembro, a campanha no Ceará foi lançada, no Parque da Cidade das Crianças, em Fortaleza. A expectativa é cadastrar e disponibilizar mais de cinco mil cartas escritas para o Papai Noel. A campanha atende a pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social e reforça o compromisso com a solidariedade, a cidadania e a inclusão.
A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), para o processo de elaboração das cartas e entrega dos presentes. O evento de lançamento contou com a participação da vice-prefeita de Fortaleza e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, da primeira-dama do município, Cristiane Leitão, e da secretária da Cultura, Helena Barbosa.
Na ocasião, 60 crianças da rede municipal de ensino puderam entregar suas cartas para um carteiro e assistiram à chegada do Papai Noel.
A vice-prefeita Gabriella Aguiar destacou a importância da iniciativa para as crianças que serão beneficiadas, ressaltando que a campanha Papai Noel dos Correios realiza sonhos e fortalece vínculos familiares, especialmente entre as crianças da primeira infância, que vivem momentos de alegria e aprendizado.
“É gratificante ver o envolvimento dos professores, das famílias e de todos os servidores que tornam essa ação possível, facilitando o processo de criação das cartas. Mais do que presentear, estamos falando de inclusão, de afeto e de construção de uma cidade que acolhe e cuida da sua infância”, afirma a vice-prefeita.
Segundo a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, o valor da campanha vai muito além da solidariedade que ela desperta e do contentamento das crianças contempladas e se manifesta no processo de elaboração das cartas.
“A campanha Papai Noel dos Correios é um gesto de solidariedade que encanta e realiza sonhos há mais de três décadas. Aqui, na Cidade da Criança, vivemos a alegria de ver nossos alunos da educação infantil escrevendo suas cartinhas, acreditando na magia do Natal. Agradeço aos educadores e servidores que estimulam esse gesto tão bonito, que desperta esperança e amor em cada criança”, garantiu a primeira-dama.
Papai Noel dos Correios
A campanha Papai Noel dos Correios 2025 acontece até o dia 19 de dezembro, com o período de adoção das cartas aberto até o dia 12. Os interessados em participar podem escolher uma carta em 18 agências dos Correios em Fortaleza, além de unidades em Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Eusébio, Guaramiranga e Maracanaú.
A lista das agências está disponível no site blognoel.correios.com.br. O envio e a adoção das cartas também podem ser realizados no mesmo endereço virtual. Após adotar uma carta, o participante deve entregar o presente até o dia 12 de dezembro, garantindo tempo hábil para a equipe realizar a logística de entrega às crianças contempladas.
De acordo com o superintendente estadual dos Correios, Kleber Andrade, nesta edição, a instituição tem a expectativa de alcançar a adoção de 5.300 cartas. O gestor também destacou que em 2025 a campanha traz uma novidade importante: a inclusão de escolas indígenas, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
“Este ano, estamos trazendo escolas indígenas para participar da campanha, porque acreditamos que a inclusão é deve ser parte desse processo. Os Correios têm um papel social importante, e ver o sorriso de cada criança nos mostra que não entregamos apenas presentes, entregamos sonhos”, destacou Kleber Andrade.
Ele acrescenta que não poderia haver espaço mais simbólico. “É gratificante sentir que estamos contribuindo para um Natal mais feliz”, finalizou.
Neste ano, os Correios estimam cadastrar e disponibilizar cerca de 5.300 cartinhas no estado. Elas foram e estão sendo escritas por crianças matriculadas em escolas públicas das redes estadual e municipal de Fortaleza ou atendidas por instituições como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também são esperadas cartinhas de crianças da sociedade, com até 10 anos de idade.
O Social Esporte Clube tem o apoio de: Governo do Estado do Ceará – Cuidar das pessoas, avançar o Ceará.
Campanha Papai Noel dos Correios 2025
Para Doações:
Serviço
Campanha Papai Noel dos Correios 2025
Envio e adoção de cartas
Prazo para adoção e entrega dos presentes: até 12 de dezembro
https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php