Jogos ParaSesc: esporte e inclusão

Jogos ParaSesc: esporte e inclusão

O esporte como ferramenta de inclusão social. Esse é o objetivo dos Jogos do ParaSesc, que chegam à sua terceira edição. A competição ocorre entre os dias 13 e 19 de setembro de 2025, reunindo atletas, treinadores e público em uma semana de disputas e experiências que colocam a inclusão no centro da agenda esportiva do Ceará. A programação envolve modalidades como natação, judô, goalball, vôlei sentado, bocha, futebol de cegos, futebol para amputados, basquete e handebol em cadeira de rodas, parabadminton, xadrez adaptado e power soccer, entre outras. As inscrições são coordenadas pela ADESUL.

Criado para ampliar as oportunidades de prática esportiva para pessoas com deficiência (PcD) e promover o intercâmbio entre atletas e equipes técnicas, o ParaSesc consolidou-se como uma ação estratégica do Sesc Ceará em parceria com a ADESUL. Em sua estreia, em 2023, o evento já contou com 20 modalidades; em 2024, a 2ª edição ampliou o alcance e teve a participação da multicampeã paralímpica Ádria Santos.

“O ParaSesc demonstra o quanto o lazer e o esporte podem ser instrumentos de transformação social. Para além da competição, nosso objetivo é criar experiências que valorizem o potencial dos atletas e aproximem a comunidade dessa vivência inclusiva. É um momento em que celebramos não apenas o rendimento esportivo, mas também a integração e o convívio”, destaca Arquimedes Pinheiro, gerente de Lazer do Sesc Ceará.

Nesta edição, a programação combina arenas esportivas e espaços da cidade. O Sesc Caucaia concentra boa parte das disputas ao longo da semana e recebe a abertura no sábado (13). No domingo (14), a Corrida PcD e as provas de atletismo acontecem na pista do IEFES/UFC. As provas de bocha e parabadminton serão realizadas no Sesc Fortaleza, e a canoagem integra a orla da Beira-Mar (Kayakeria). O encerramento, na sexta (19), contará com apresentações culturais e atividades de lazer, em diálogo com a proposta de integração do evento.

ADESUL
O Social Esporte Clube já destacou o trabalho realizado pela Associação Deficiência Superando Limites (ADESUL), que, por meio do esporte, promove a inclusão social de dezenas de pessoas que participaram ou ainda participam do projeto.

O Social Esporte Clube tem o apoio de: Governo do Estado do Ceará – Cuidar das pessoas, avançar o Ceará.