Projeto Saia do Muro – Ceará

Projeto Saia do Muro – Ceará

Foi lançado no dia 14/08, na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará, o Projeto Saia do Muro, que objetiva fomentar, durante o período eleitoral, a discussão de temas fundamentais para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias por meio da realização de pesquisas. 

O projeto é uma parceria do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, Jornal O Povo, Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Ministério Público do Trabalho e Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará.

O TRE-CE será representado na solenidade pelo Juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, diretor da Escola Judiciária Eleitoral, responsável pelas atividades do Programa Eleitor do Futuro (Resolução TRE-CE nº 316/2007), que tem por objetivo promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

Os parceiros estão mobilizando aproximadamente 5 mil jovens participantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Criança e do Adolescente (Peteca) e Programa Eleitor do Futuro e dos projetos O Povo na Educação e Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura.

As pesquisas serão feitas entre os adolescentes cadastrados na Plataforma U-Report (http://ureportbrasil.org.br/), ferramenta mundial desenvolvida pelo UNICEF em 48 países para promover a participação e opinião de adolescentes e jovens usando o SMS, Facebook e Twitter para reivindicar por seus direitos e fortalecer a sua voz. Há três formas de se cadastrar: 1) curtindo a página “ureportbrasil” no Facebook e clicando em “Enviar mensagem” (“Messenger”) e depois em “Começar”; 2) Digitando a palavra “entrei” por SMS para o número 28428, é gratuito; e 3) seguindo @ureportbrasil no Twitter.

A ideia é que, em cada município, os adolescentes participantes da plataforma reúnam-se em debates públicos baseados nos assuntos objeto das pesquisas para trocar ideias sobre os temas fundamentais para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias. A voz dos adolescentes e das adolescentes será amplificada em matérias especiais veiculadas nas mídias sociais do jornal O Povo, fazendo suas opiniões chegarem aos cearenses, influenciando na escolha de seus representantes nos parlamentos e no poder executivo.

A iniciativa está sendo desenvolvida nas seguintes fases:
1. Até 10 de Agosto – adolescentes participantes dos programas e projetos parceiros da iniciativa realizam o cadastro no U-Report enviando um SMS, sem custos, para o numero 28428, respondendo as perguntas de cadastro enviados por um robot da plataforma U-report. O cadastro também pode ser feito pelo Facebook e pelo Twiter.
2. No dia 14 de agosto, adolescentes e mobilizadores municipais de adolescentes dos Programas e projetos parceiros serão convidados para uma oficina de trabalho para elaboração dos itens de perguntas das enquetes e organização dos debates locais e mobilização para participação nas pesquisas da plataforma. 
3. A cada semana enquetes são disparadas pela plataforma U-report para levantar a opinião dos participantes sobre:
Perfil dos candidatos e candidatas ao legislativo e executivo >> 20 de Agosto
Atitudes políticas esperadas para os candidatos e candidatas >> 27 de Agosto
Indicação de Políticas Públicas prioritárias >> 03 de Setembro
Indicação de Prioridades de Atividades nas políticas públicas >> 10 de setembro
Consulta sobre questões éticas, identitárias e transversais >> 17 de setembro
4. 25 a 28 de setembro, adolescentes participantes reúnem-se em rodas de conversas municipais para discutir os resultados das enquetes e fazer a análise da conjuntura das eleições.
5. 03 de outubro, 20 meninas e 20 meninas escolhidas entre os municípios participantes com maior adesão à iniciativa serão convidados para um debate público, transmitido pelas mídias sociais, com coordenadores de campanha das candidaturas ao Governo do Estado sobre os temas tratados nas enquetes. O debate acontecerá no Espaço O Povo, em Fortaleza.
6. Havendo segundo turno para eleições estaduais ou federal serão disparadas enquetes contextualizadas aos temas em debate.
7. Terminadas as eleições, dois adolescentes de cada município participante serão convidados para um encontro com o governador eleito para apresentação dos resultados da iniciativa, ocasião em que gestor poderá reforçar seu compromisso com a infância e a adolescência.
8. A cada resultado de enquete haverá a repercussão nas mídias sociais de O Povo, que fará cobertura especial da iniciativa.

fonte: site do TRE-CE