Projeto Praia Acessível: inclusão e lazer

Projeto Praia Acessível: inclusão e lazer

O encontro com o mar pode despertar sensações adormecidas. O contato com a natureza em estado puro faz bem à alma e ao corpo. Foi essa a sensação vivida por Maria de Lourdes Sabino, de 60 anos, moradora de Fortim, no litoral leste do Ceará. Cadeirante, ela foi uma das primeiras beneficiadas com a chegada do projeto Praia Acessível ao município.

“Mesmo morando aqui na cidade, quase nunca vinha por causa da dificuldade de acesso. Agora a gente pode desfrutar desse bem que favorece as pessoas com deficiência. Chega a dar até uma certa emoção. Pretendo voltar mais vezes”, relatou, emocionada.

Iniciativa da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), o projeto foi inaugurado no último dia 25 de julho, na praia do Canto da Barra. O equipamento oferece banho de mar assistido e atividades de esporte adaptado, garantindo o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao lazer à beira-mar.

Para entrar no mar uma equipe composta por vários profissionais garante toda segurança, para que os participantes possam aproveitar o momento o máximo possível. “A gente não só está aqui para dar banho, mas também a gente está aqui para acolher com carinho, com amor, com respeito e com sinceridade. Essa estação veio para o Fortim para justamente isso, para a gente melhorar a qualidade de vida das nossas pessoas”, destacou Elias Alves, coordenador do projeto no município.

Quem também aproveitou para tomar aquele banho foi Evanice Rebouças. “Uma experiência incrível. Não falo só por mim, mas por todas as pessoas que querem no domingo ou no dia da semana virem à praia, mas infelizmente não tem acessibilidade. E essa possibilidade aqui para nós é maravilhosa pela nossa vida”, disse. 

O projeto amplia sua presença no litoral cearense, que já conta com estações em Fortaleza, Caucaia, Aquiraz e Aracati. No litoral leste, que já era contemplado pela unidade de Majorlândia, agora há duas estruturas na região, beneficiando também moradores de municípios vizinhos como Beberibe e Itaiçaba.

“É muito emocionante presenciar o primeiro banho de mar adaptado de crianças com mobilidade reduzida. Esse é o nosso compromisso com a dignidade da pessoa humana. Esse é o nosso trabalho, é nossa responsabilidade e nós não vamos parar!”, declarou a secretária dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França.

A estação de Fortim funciona de quarta a domingo, das 8h às 14h, durante todo o ano. A estrutura conta com esteiras de acesso, cadeiras anfíbias e equipe técnica capacitada, garantindo acolhimento e segurança no atendimento ao público.

O Social Esporte Clube tem o apoio de: Governo do Estado do Ceará – Cuidar das pessoas, avançar o Ceará.