Projeto “Atleta Cidadão” de triatlon – Fortaleza

Projeto “Atleta Cidadão” de triatlon – Fortaleza

Filhos e netos de pescadores, viver no mar é natural para as crianças e jovens da comunidade do Poço da Draga, em Fortaleza. E é na beira da praia que cerca de 80 delas aprendem sobre o triatlon. Nas águas que banharam os pioneiros da comunidade, eles nadam e na areia correm e exercitam-se para longos percursos de corrida e pedalada.

Isso porque a garotada faz parte do projeto Atleta Cidadão/Setrece, realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. A iniciativa, grande orgulho de seu idealizador, o preparador físico Márcio Gonçalves, de 48 anos, existe há 11 anos e já formou atletas de destaque nacional, como é o caso de Flávio Queiroga, que hoje faz parte da equipe Sesi de triatlon.

“Pode-se dizer que sempre tive a vocação para trabalhar com crianças e jovens carentes, e sempre desempenhei atividades nesse sentido. Vi na comunidade do Poço um grande potencial, e como já trabalhei anteriormente com alguns atletas que se destacavam por lá, resolvi criar um projeto na praia que desse espaço para mais gente participar”, explica Márcio.

Segundo o treinador, a receita para o sucesso do projeto é simples: disciplina. Todos os dias, das 15 horas às 17h30, crianças e jovens a partir dos oito anos se reúnem à beira da praia para mais um dia de muito nado, pedal e corrida. “Por isso os meninos sempre se classificam em bons lugares nas competições locais, regionais e nacionais nas quais participamos. Já competimos em Tocantins, Belém, Salvador e aqui em Fortaleza e sempre garantimos boas colocações, ficando entre os três primeiros”, aponta com orgulho.

O esforço e a dedicação dos pequenos atletas garantiram a 28 deles a Bolsa Esporte – incentivo governamental para aqueles que garantiram boas colocações em competições. Contando com a ajuda do estudante de educação física Iago Ribeiro, de 22 anos, o idealizador do projeto trabalha as aptidões da criançada desde os níveis mais básicos até o avançado. “Trabalhamos com o sistema de circuitos, mais curtos e mais longos, usando os recursos da própria praia. E é assim que os meninos recebem lições sobre companheirismo, limites e compreendem as regras da natureza”.

Além dos jovens do Poço da Draga, o projeto Atleta Cidadão tem participantes de outros bairros da capital, tais como Centro, Vila do Mar, Pirambu, Beira Mar e Praia do Futuro. Para participar basta estar matriculado e frequentar a escola.

Com informações: Tribuna do Ceará