Projeto Acolher chega a quem precisa

Projeto Acolher chega a quem precisa

Levar atendimentos e serviços a quem precisa. Essa é a missão do Projeto Acolher, uma iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS), do Governo do Ceará, que, somente até este mês de junho, já contabiliza mais de 120 mil atendimentos em todo o estado. A comitiva percorre, toda sexta-feira, diferentes bairros de Fortaleza e municípios cearenses, levando um leque de serviços gratuitos para a população.

“É um número que mostra o alcance e a importância dessa iniciativa. E a nossa meta é seguir avançando: até dezembro, queremos realizar mais 40 edições e garantir mais de 40 mil atendimentos”, projeta Lidiane Rebouças, secretária executiva de Cidadania e Políticas sobre Drogas da SPS. No mês de junho, o projeto atendeu comunidades do Guajeru e Floresta e ainda percorrerá o bairro Serrinha, além do município de Granja.

A ação integra áreas como cidadania, saúde, qualificação profissional, assistência social, apoio psicossocial e até cuidados com a proteção animal — tudo reunido em um só lugar, de forma acessível e itinerante.

A realização do projeto prioriza áreas de vulnerabilidade social e é pensada para atender prioritariamente a população em situação de rua. “Além disso, dialoga com outros grupos vulneráveis, na medida em que oferece orientação jurídica a mulheres em situação de violência, atendimentos no Balcão da Diversidade, distribuição de materiais informativos e encaminhamento ao Centro de Referência Janaina Dutra”, afirma Lidiane Rebouças.

Encaminhamentos

A SPS adota uma estratégia integrada para garantir que os encaminhamentos feitos durante as ações do Projeto Acolher se concretizem em acesso real aos serviços públicos. Na área da saúde, por exemplo, os usuários são direcionados para unidades especializadas, como os Centros de Referência em Especialidades Odontológicas (CEO), Centros de Especialidades Médicas (CEM) ou postos de saúde de referência, com as unidades locais sendo mobilizadas previamente.

A qualificação profissional é promovida pela Coordenadoria de Inclusão Social (COTS), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), oferecendo cursos nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS).

“Acompanhamos os desdobramentos desses encaminhamentos, monitorando quantas pessoas se matricularam nos cursos ou conseguiram inserção no mercado de trabalho após a emissão da documentação básica”, destaca Lidiane. Em 2025, houve mais de 230 inscrições para o Programa Jovem Aprendiz e mais de 90 cadastros para vagas de emprego.

Para garantir a abrangência e a eficácia dos serviços, o Projeto Acolher conta com uma rede de parceiros, que inclui a Prefeitura de Fortaleza, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Defensoria Pública do Estado, o Sesc Ceará, a Cagece, a Enel, a Secretaria da Proteção Animal (SEPA), o SINE/IDT, o Centro de Referência LGBTQIAPN+, a Secretaria das Mulheres, a Secretaria da Diversidade e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

Serviços ofertados

CONTATO E DOAÇOES

Projeto Acolher chega a quem precisa

Para mais informações sobre as ações do Projeto Acolher, a população pode acessar os canais oficiais da Secretaria da Proteção Social: site www.sps.ce.gov.br, as redes sociais Facebook (/spsceara) e Instagram (@spsceara), ou ligar para (85) 3108-04859.

Para Doações: