Núcleo de Atenção Esportivo Social – Sobral

Núcleo de Atenção Esportivo Social – Sobral

Não é o forte calor de Sobral que faz a temperatura de Deyson Paula Eufrásio subir. É o Handebol que faz o adolescente transpirar e esquecer de tudo. “Esse esporte é tudo pra mim, faço qualquer coisa para estar em quadra”, conta Deyson. Desde os seis anos de idade praticando esporte, o jovem ainda sonha com a carreira no Handebol, mas entende as dificuldades.

Hoje, com 16 anos, Deyson trabalha e estuda todos os dias, mas treina somente duas vezes por semana. “Eu comecei a trabalhar com oito anos de idade. Minha mãe é doente e depende de mim. Não posso me dedicar só ao esporte, mas administro meu tempo como posso porque amo o Handebol”, revela o adolescente. O esforço é grande para não deixar de ir às aulas.

Para treinar, Deyson encara uma caminhada de uma hora de casa, na periferia de Sobral, até o ginásio municipal. “O bairro onde moro é violento e é perigoso andar a pé. Ontem mesmo teve tiroteio na minha rua e mataram a minha cachorra. Mas o desejo de treinar é maior do que isso”, explica o jovem.

Deyson faz parte do Núcleo de Atenção Esportivo Social – NAES – da Prefeitura de Sobral, que há 6 anos oferece lazer e esporte para jovens carentes da cidade. Ele e pelo menos outros 15 garotos formam a seleção juvenil do município, que disputa competições pelo Estado. Deyson e o amigo Davisson Lopes da Costa, de 17 anos, também treinam com os atletas das categorias adulto e feminino. “Amo o que faço! Se eu tivesse mais apoio, pensaria em ser atleta profissional, mas é difícil. Meu pai quase não me deixa sair de casa pra treinar porque vou a pé e é perigoso demais”, lamenta Davisson, que também mora na periferia.

Para Daniel Freire, técnico de Handebol do NAES, muitos alunos agarram a oportunidade que aparece. “Esses meninos têm sonhos e sabem que no esporte eles podem melhorar de vida. Quem se destaca nos jogos pode até receber um convite de uma escola particular e ganhar uma bolsa de estudos”, revela Davisson.

A perseverança desses jovens proporciona a convivência deles com algumas regras do esporte, como disciplina, pontualidade e respeito. “Melhora muito o comportamento deles, que passam a não atrasar mais para o início dos treinos e a respeitar o próximo”, conta Daniel. E o trabalho de base bem feito gera prêmios, como o vice-campeonato estadual conquistado pela seleção sobralense de handebol juniores e o título na categoria adulto masculino.

GALERIA DE IMAGENS
CONTATO E DOAÇOES

Núcleo de Atenção Esportivo Social – Sobral

Endereço: Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu - Rua Mauro Andrade, 400 Sobral

Contato: (88) 3614-7288 ou 3614-7531.

Responsável: Prefeitura Municipal de Sobral

Para Doações:

* Procurar a Prefeitura de Sobral