Natal Ceará Sem Fome: dignidade e esperança

Natal Ceará Sem Fome: dignidade e esperança

O espírito natalino tomou conta do Palácio da Abolição, em Fortaleza, no último dia 19 de dezembro, durante a terceira edição do Natal Ceará Sem Fome. Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, o evento reuniu cerca de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Programa Ceará Sem Fome e pela rede de proteção social estadual.

A festa, realizada nos jardins da sede do Executivo, contou com uma programação especialmente pensada para proporcionar alegria, acolhimento e experiências lúdicas às crianças. Brinquedos, atividades recreativas, parque infantil e apresentações culturais animaram o encontro, que também teve a participação do Coral Natal de Luz Angelus, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de um emocionante presépio vivo interpretado pelas próprias crianças.

O encontro contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, que recebeu os convidados ao lado da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas. O governador destacou a importância da iniciativa no fortalecimento de políticas públicas de combate à fome e à desigualdade social e ressaltou que já foram investidos mais de R$ 1 bilhão no programa, com resultados sólidos no atendimento às famílias mais vulneráveis do estado.

“É uma alegria enorme ver tantas crianças brincando e se divertindo. Nosso objetivo é garantir comida no prato de quem mais precisa, gerar oportunidades e construir um futuro mais justo para todos”, afirmou o governador durante a celebração.

Ao longo de 2025, o programa alcançou conquistas importantes, como a premiação no Prêmio Brasil Sem Fome, na categoria Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, além de avanços nos indicadores de segurança alimentar em todo o Ceará.

Entre os participantes do evento estava a dona de casa Adriana Ferreira, beneficiária do programa, que destacou a importância das Cozinhas Solidárias para sua família. “A cozinha me ajuda a garantir alimento todos os dias, e ver meus filhos felizes hoje é um presente”, afirmou.

O Papai Noel marcou presença com a entrega de mais de 80 mil brinquedos para milhares de crianças em todo o Ceará. Foto: Estácio Júnior e Carlos Gibaja – Casa Civil


*Com informações: Isabella Campos – Ascom Casa Civil 
Fotos: Estácio Júnior e Carlos Gibaja – Casa Civil

O Social Esporte Clube tem o apoio de: Governo do Estado do Ceará – cuidar das pessoas, avançar o Ceará.