Mesa Brasil – duas décadas doando alimentos

Mesa Brasil – duas décadas doando alimentos

Há duas décadas o Mesa Brasil – programa de segurança alimentar e nutricional do Serviço Social do Comércio (Sesc) – atua no Ceará. De lá para cá milhares de cearenses foram beneficiados com o projeto. A comemoração principal pelos vinte anos de trabalho no estado é poder colocar alimento na mesa de quem precisa. O programa trabalha para cada vez mais motivar pessoas a participarem dessa grande corrente de solidariedade e celebração, uma vez que os parabéns são também para quem doa.

Como surgiu o programa?
O Mesa Brasil surgiu no Sesc São Paulo, em 1994, de uma experiência que deu certo, foi crescendo pelo país e chegou ao Ceará em 2001. Atualmente, os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, que atendem à Capital e à Região Metropolitana; na cidade Sobral, com abrangência para a Região Norte; em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado; e Cariri, com sede em Juazeiro do Norte.

O trabalho realizado pelo Mesa Brasil no combate à fome e ao desperdício só mostra que fazer o bem é uma ação verdadeiramente coletiva. E a missão, hoje é a mesma de 20 anos atrás: levar sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social que ainda são as mais afetadas pela pandemia. “Mais do que nunca, nosso objetivo é inspirar a solidariedade nos mais diferentes setores da sociedade, mostrando que todos podem fazer parte dessa celebração”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-CE.

Uma das dezenas de instituições beneficiadas é o Lar Amigos de Jesus, entidade que trabalha no acolhimento de crianças com câncer, em Fortaleza. A diretora da instituição, Irmã Conceição, ressalta a importância que essa união tem na vida das crianças. “O Mesa Brasil é um parceiro permanente. Desde o dia 1º de dezembro de 2009, nós fizemos a parceria que perdura até hoje. Estamos muito felizes com esse apoio. O projeto está tão aqui dentro, que muitas vezes a gente não tem aquele tempero, fruta, iogurte, e chega na hora certa! Essa iniciativa faz uma grande diferença para a alimentação dessas crianças. O que nós fazemos aqui é alimento e amor”, conta a Irmã.

Parceria
Um dos grandes colaboradores nessa empreitada é a rede de supermercados Mercadinhos São Luiz. “Em 2004, antes mesmo de existir o Mesa Brasil, eu recebi uma ligação do Luiz Gastão convidando para uma parceria de aproveitamento de alimentos, onde ele ia fazer exatamente o essencial, que era matar a fome de quem estava precisando. Foi algo informal, uma forma pioneira que acabou se transformando nesse grande projeto”, conta o diretor-presidente do Mercadinho São Luiz, Severino Ramalho Neto.

A preocupação com o desperdício de alimentos é uma das preocupações que o empresário tem. “O segmento de supermercado é um setor preocupado com isso. Aliás, é quase uma obrigação nossa. Porque nós vendemos comida e acaba gerando um grande desperdício nesse sentido. Todo desperdício é abusivo. É horrível você ver pessoas passando fome e você jogando alimento fora. O setor abraçou a ideia e também fez outras iniciativas para diminuir esse desperdício”, conclui Ramalho.

Caminho da doação
O Mesa Brasil, primeiramente, recolhe as doações das empresas parceiras. Após todo um rigoroso processo de seleção, os alimentos são acondicionados e, posteriormente, distribuídos para as instituições cadastradas. E os nossos doadores são os mais diversos. Da pessoa física, que faz sua contribuição por meio do Pix, ao microempreendedor, passando também pelas grandes empresas, redes de supermercado, atacadistas, frigoríficos, panificadoras e granjas, por exemplo, todos podem fazer parte desta grande corrente.

Além disso, o Mesa Brasil também desenvolve atividades educativas, como cursos, oficinas e palestras para a difusão de conhecimento, troca de informações e experiências junto às entidades beneficiadas. E o grande desafio é sensibilizar e mobilizar cada vez mais pessoas nessa causa.

O que pode ser doado

Alimentos: frutas, legumes e verduras, frios e laticínios, grãos e cereais, enlatados e conservas, pães e massas.

Produtos e serviços: embalagens próprias, combustível, utensílios culinários, lavagem de veículos, transporte, serviços gráficos, divulgação, cessão de espaços, trabalho voluntário em atividades educativas, seleção e manipulação de alimentos, captação de recursos.

O que não pode ser doado
Refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos, alimentos com embalagens danificadas e prazo de validade vencido.

Abaixo você pode conferir o vídeo produzido pelo Sesc e o Mesa Brasil.

Pr
CONTATO E DOAÇOES

Mesa Brasil – duas décadas doando alimentos

Outras informações no site do Mesa Brasil-CE

https://mesabrasil.sesc-ce.com.br/

 

Para Doações: