O Instituto de Música Jacques Klein (IMJK), com sede em Fortaleza, vem se consolidando como uma das mais importantes iniciativas de transformação social por meio da educação musical no Ceará. Atuando principalmente no bairro Passaré, o instituto atende crianças, adolescentes e jovens, oferecendo formação musical gratuita e oportunidades reais de desenvolvimento humano, cultural e profissional.
Fundado com o propósito de contribuir para a construção de um futuro mais justo por meio da arte, o IMJK desenvolve atividades de educação e difusão musical, utilizando a música como ferramenta para fortalecer valores como foco, vínculos, afeto e crescimento pessoal. A atuação do instituto vai além do ensino técnico, buscando excelência com rigor e sensibilidade.
Segundo a diretora do Instituto de Música Jacques Klein, Bia Fiuza, o trabalho desenvolvido parte da crença de que cada pessoa pode encontrar seu lugar no mundo. “A música é um instrumento para trabalharmos foco, vínculos, afeto e crescimento. Acreditamos que cada pessoa tem um lugar no mundo e que, com um trabalho que busca a excelência, rigor e sensibilidade, é possível alçar voos maiores”*, afirma.
Bia destaca ainda que o impacto do instituto é resultado de um esforço coletivo. “Essa organização é feita a várias mãos. É por meio das parcerias e do apoio de tantas pessoas que conseguimos ir mais longe. Cada criança é um universo e, tão importante quanto trabalhar com os alunos, é acompanhar suas famílias. De mãos dadas, conseguimos avançar muito mais”, completa.
Entre as histórias transformadas pelo instituto está a de Taís Amâncio, 22 anos, que iniciou sua trajetória no IMJK aos 9 anos e hoje é formada em violino, além de atuar como professora. “No início, eu não queria fazer aula de violino e cheguei a pensar em desistir. Antes do instituto, eu fazia várias atividades, mas não tinha foco nem pensava em construir uma carreira. Foi aqui que eu entendi o que queria para a minha vida e percebi que era possível ter uma carreira na música”, relata.
Ela ressalta ainda o papel fundamental do incentivo recebido ao longo da formação. “O apoio dos meus pais e dos professores foi essencial. Antes do instituto, eu não imaginava que poderia tocar violino profissionalmente e viver da música como faço hoje”, afirma.
Com apresentações públicas, formação de orquestras e ações culturais, o Instituto de Música Jacques Klein reafirma diariamente o poder da música como instrumento de inclusão social, formação cidadã e transformação de vidas em Fortaleza.
Quem foi Jacques Klein
Jacques Klein (1930-1982) foi um dos maiores pianistas do Brasil, cearenses reconhecido mundialmente por seu talento com e paixão pela música. Sua trajetória inspira gerações.