Exemplos que mudam vidas Brasil

Exemplos que mudam vidas  Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania. Em seu site na Internet, o ChildFund listou seis exemplos de projetos sociais que transformam vidas e o Social Esporte Clube vai replicar esse material aqui para você se inspirar e ajudar de alguma forma.

 

  1. Prevenção ao trabalho infantil

Mesmo com o avanço das leis que resguardam o direito dos menores de não trabalharem, ainda existem muitas crianças que deixam a escola para contribuírem com o sustento das suas famílias.

Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Rede Peteca de combate ao trabalho infantil, o Brasil possui mais de 2,6 milhões de crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos) trabalhando. Em todo o mundo são 152 milhões de crianças nessa situação.

Por isso, contribuir com projetos sociais que ajudam a reduzir o trabalho infantil é tão importante, dando a essas crianças e jovens a possibilidade de estudarem e de desfrutarem de um futuro mais digno e com mais oportunidades.

Um desses exemplos, é o projeto Melhor de Mim, uma parceria entre o ChildFund Brasil e a Fundação Telefônica Vivo. Para conseguir reduzir o número de crianças e adolescentes que trabalham, são usadas ações de conscientização dos públicos diretamente envolvidos por meio das tecnologias sociais.

  1. Água pura e saúde para inúmeras famílias

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas no nosso país que não têm acesso a uma rede de distribuição de água limpa e potável, nem a saneamento básico. Essas duas situações juntas podem causar inúmeros problemas de saúde, dificuldades de desenvolvimento nos mais jovens, entre outras questões importantes.

De acordo com os dados da ONG Trata Brasil, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço básico de abastecimento de água tratada. Além disso, mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto.

Um exemplo de projeto social que está ajudando a modificar essa realidade é o “Água Pura para crianças”, desenvolvido em parceria entre o ChildFund Brasil e a P&G, no Vale do Jequitinhonha.

Nessa região, a P&G distribuiu sachês que auxiliam na purificação de água para as crianças e as suas famílias, sendo que cada um desses sachês de apenas 4g são capazes de purificarem até 10 litros de água.

  1. Paz para os jovens

Você sabia que, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência interpessoal é uma das principais razões pelas quais jovens entre 10 e 19 anos morrem de maneira precoce no Brasil?

O conceito para o termo “violência interpessoal” usado pela OMS é bem abrangente e está relacionado a agressão de gangues, ao narcotráfico, a morte de mulheres, as brigas, ao bullying e a violência entre parceiros.

Justamente para evitar essas mortes prematuras é que apoiar programas sociais que trabalhem com esses jovens em situação de risco social é tão importante. O ChildFund Brasil entende a necessidade de modificar essa realidade e desenvolve programas de educação, esporte e desenvolvimento pessoal.

Esses programas visam o desenvolvimento pessoal por meio de 5 pilares: artes marciais e boxes, educação, acesso ao trabalho, suporte social e liderança juvenil; mostrando a esses jovens outras possibilidades de desenvolvimento e a retirada dessas pessoas dessa situação de vulnerabilidade.

  1. Jovens atuantes

Para conseguirem modificar suas realidades é muito importante que os jovens entendam a situação em que vivem, consigam analisar a sua sociedade, sentir-se parte desse coletivo e, assim, poderem refletir sobre formas de empoderamento.

Uma maneira de proporcionar essa mudança de atitude é por meio das fotografias. O projeto “Olhares em Foco” tem auxiliado inúmeros jovens a refletirem sobre os problemas da suas comunidades, desenvolvendo nesses adolescentes uma cultura mais participativa e autônoma que favoreça o bem estar coletivo.

Para isso, as fotografias se transformam em um instrumento fundamental para o debate sobre identidade, direitos e cidadania, proporcionando oportunidades para compartilhar conhecimentos, manter relacionamentos e ainda promover a participação desses jovens nas esferas públicas.

  1. Sustentabilidade do lar e competências familiares

A família é uma das principais bases para que consigamos nos desenvolver como pessoas saudáveis (física e psiquicamente), criando laços de amor e de afeto e ainda aprendendo valores importantes para nossas vidas.

Mas, infelizmente, essa não é a realidade de inúmeras crianças e jovens em todo o país, que convivem em lares desestruturados e desestabilizados. Favorecer, por exemplo, ao uso de drogas, a participação em gangues e no narcotráfico, ao abandono escolar e a muitos outros problemas.

Nesse sentido, programas que visem à sustentabilidade do lar e também o desenvolvimento de competências familiares são tão importantes. Esses projetos, como os desenvolvidos pelo ChildFund Brasil, buscam assegurar as crianças e suas familias acesso a meios de vida sustentáveis, garantindo condições dignas de sobrevivência e de desenvolvimento.

  1. Integração com as escolas

A educação é uma das bases mais importantes quando falamos em transformar a vida de crianças adolescentes e jovens, desenvolvendo condições para que eles consigam vislumbrar um futuro melhor e com muito mais oportunidades.

Contudo, existem inúmeros motivos que contribuem para o abandono escolar, como o trabalho infantil, a falta de comprometimento entre a família, a escola e o jovem e a falta de entendimento da importância sobre a educação.

Por isso, apoiar projetos que visem integrar famílias, jovens e escolas é uma maneira de auxiliar com que mais crianças e jovens em situação de vulnerabilidade consigam desfrutar de um futuro mais digno e com mais oportunidades.

Assim, esses projetos têm como objetivo transformar a escola em um espaço de integração com a comunidade, que passa a vê-la como um agente de transformação e um patrimônio de todos os envolvidos, como crianças, adolescentes, pais, mães e outros atores da comunidade escolar.

fonte: www.childfundbrasil.org.br