Associação Zumbi Capoeira – Fortaleza

Associação Zumbi Capoeira – Fortaleza

A capoeira não é só uma luta, só um esporte, só uma dança, arte ou música. Ela é a mistura de todos esses elementos, tornando-se uma das representações culturais brasileiras mais conhecida e importante, que carrega história e cultura e que possui muita relevância para quem a pratica e a sente. A capoeira também é um estado de espírito que tem um grande poder de mudar pessoas através de disciplina, força e espírito de grupo.

Pensando nisso e também em levar cultura, lazer e esporte para a periferia, a Associação Zumbi Capoeira foi fundada pelo Mestre Lula, um mestre de capoeira que já trabalhava com a arte na comunidade do Cristo Redentor, no Pirambu, mas, no ano de 2000, decidiu fundar a associação e atender mais pessoas através da capoeira.

Além do trabalho através do esporte, também foi criado um coletivo de mulheres que criaram o Congresso Mulheres Capoeiristas, para dialogar sobre a dificuldade da mulher na capoeira e na sociedade, empoderando e incentivando a presença feminina na capoeira. Outra ideia da Associação foi criar um projeto para trabalhar com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Cada um dos participantes da associação enxerga a capoeira como um novo horizonte, uma oportunidade de abrir caminhos diferentes daqueles existentes no dia a dia da periferia, seja através das atividades oferecidas na AZC ou da relação de união e acolhimento entre mestres, professores e alunos. Mais do que uma luta, um esporte, uma dança, arte ou música, a capoeira também é transformação.

Atualmente, a Associação Zumbi Capoeira funciona no bairro Benfica, conta com 12 núcleos em Fortaleza e cerca de 30 alunos somente no núcleo comandado pelo Mestre Lula. A entidade trabalha nas periferias de Fortaleza oferecendo além da capoeira, samba de roda, maculelê, afoxé, e outras atividades. Para participar os alunos precisam pagar uma taxa de R$ 50 para ajudar nos custos da Instituição.

CONTATO E DOAÇOES

Associação Zumbi Capoeira – Fortaleza

Informações:
Mestre Lula: (85) 98821.1477 ou [email protected]
Endereço: Av. Universidade, 3107. Benfica

Para Doações: