AMEBEM – Caridade a serviço do evangelho

AMEBEM – Caridade a serviço do evangelho

         Assistência alimentar, espiritual e humanitária a irmãos carentes em Fortaleza. É assim que a AMEBEM, Associação Amigos do Evangelho na Beira Mar, define o trabalho que faz desde 2013, prestando serviços às pessoas em situação de rua em Fortaleza. E tudo começou com um grupo de amigos que tiveram a idéia de fazer sopão para  moradores de rua, de forma voluntária. A idéia cresceu, virou um projeto e ganhou dezenas de colaboradores até virar a AMEBEM, que chegou a oferecer 500 refeições todos os dias, entre café da manhã, almoço e jantar. Atualmente a associação entrega quatro mil refeições por mês na Beira Mar e em diferentes bairros de Fortaleza como Mucuripe e Vicente Pinzon.

Mesmo com a Pandemia do Covid-19, a AMEBEM não parou por nem um nenhum dia. Um dos responsáveis pelo projeto é o advogado Fredy Albuquerque que garante: “Todos sempre se adaptando às regras impostas pelo governo e autoridades de sanitárias e sem deixar o morador de rua desassistido. Há que se ressaltar o fato de que não houve nenhum caso de Covid-19 entre os trabalhadores ou entre os assistidos”.

 

Alegria ao receberem as quentinhas

Tempo para a Solidariedade

Para tanto compromisso e atendimentos é preciso muito investimento e trabalho. Já imaginou comprar e distribuir centenas de quentinhas e outros alimentos? Fazer sopão para centenas ou milhares de pessoas? Transportar, servir e deixar tudo limpo? Pois é… Tem sido necessária a ajuda de muita gente e empresas. Cerca de 30 voluntários trabalham diretamente no projeto e outro 20 colaboram de forma indireta para a realização das atividades da AMEBEM. “O tempo é o bem mais precioso que temos e a carência de atenção é a principal necessidade dos moradores de rua. Essa carência só pode ser atendida com doação do nosso tempo para uma conversa, para um conselho, para um abraço…”, conta Fredy Albuquerque. Porque para muitas dessas pessoas que vivem nas ruas de Fortaleza, sentir fome pode ser menos complicado do que sentir indiferença.

Os gestores da AMEBEM deixam sempre clara a necessidade de convidar e convocar novos voluntários para seguir e ampliar os atendimentos. No site da associação eles passam essa mensagem utilizando frases como: “O dinheiro é importante para a obra, mas o trabalho é essencial e incrivelmente valioso”. Em outro momento citam uma frase do Padre Zezinho: “São muitos os convidados; quase ninguém tem tempo”. E quem está na rua, na linha de frente desse trabalho junto aos moradores de rua, pode dizer com propriedade: “A carência de atenção é muito maior do que a carência material. Eles não estão na rua por necessidades materiais, mas por desencontros morais, sentimentais e espirituais. Além disso, após a doação do tempo as doações materiais ocorrem de uma forma muito natural”, revela o advogado.

 

Parceiros Importantes

Com seriedade e credibilidade o projeto ganhou força e conquistou importantes parceiros da iniciativa privada, também. Empresas com o DNA social como SESC, IPREDE, Beach Park, M. Dias Branco, entre outras. São toneladas de alimentos todos os meses, nutrindo homens, mulheres, crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social na rua. Muitos, sem ter onde morar, dormir e comer. 

A AMEBEM não recebe verba publica, vive apenas de doações desses parceiros e de pessoas de boa fé. E a fé, inclusive, é um motor desse trabalho. O evangelizar é a base de tudo para esse “exército de Jesus”, como os colaboradores se enxergam. Sempre respeitando todas as religiões e crenças, mas sem nunca deixar de lado a reflexão do evangelho, ajudando muita gente no encaminhamento a centros de acolhimento e recuperação contra as drogas. Nos oito anos de atuação, mais de 200 assistidos conseguiram apoio e ajuda em alguma casa de recuperação.

 

Sede e site oficial

A sede da Associação fica no bairro Cidade dos Funcionários mas a base da AMEBEM para os trabalhos sociais é na Praça do Bisão, no bairro Mucuripe, ambas na capital cearense. É lá que diariamente os voluntários distribuem quentinhas e e falam sobre o evangelho de Deus. Para saber mais sobre AMEBEM, acesse o site oficial do projeto: amebem.org.br. Pode-se ajudar com preces, com trabalho voluntário, com itens materiais ou com recursos financeiros. No site da associação você encontra os caminhos.

*** Confira também o vídeo abaixo produzido pela AMEBEM

 

GALERIA DE IMAGENS