Pai cria app para lutar por trânsito mais seguro

Pai cria app para lutar por trânsito mais seguro

Em meio à dor da perda do filho em um acidente de trânsito, o engenheiro Marcus Antônio Eloia da Silva e sua esposa, juntamente com a família, resolveram criar um aplicativo para contribuir com a segurança no trânsito. No dia 27 de setembro de 2024, o jovem João Victor Fontenele Eloia, de 21 anos, morreu após cair da garupa de uma moto por aplicativo e ser atropelado por um ônibus, no bairro Benfica, em Fortaleza. O acidente ocorreu devido a um desentendimento entre o motociclista que levava o estudante e outro condutor. Após o motoqueiro arrancar bruscamente, João Victor se desequilibrou com o movimento e caiu na pista.

A iniciativa, denominada “Farol João Victor”, notifica os motociclistas que utilizam o celular durante as viagens, com o intuito de torná-los mais conscientes e responsáveis. “Desde o dia em que o meu filho fez a passagem, eu, minha esposa e minha família pensamos: não, nós temos que entregar algo para a sociedade. Notamos muitas falhas nos aplicativos de transporte. Estão soltos, sem regulamentação nenhuma.”

O projeto de Marcus foi levado para análise na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Estado. A ideia é utilizar funções já existentes nos celulares, como o reconhecimento facial, para que operem em conjunto com os aplicativos.

“A gente cria uma comissão interna de prevenção de acidentes. Quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do motorista de aplicativo? O carro ou a moto estão com a revisão em dia? O celular tem os pré-requisitos mínimos?”, explica. O caso é acompanhado pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Após os primeiros dias da morte de João Victor, a demanda por mais segurança nos aplicativos de transporte chegou ao órgão. Outros órgãos também estão sendo acionados com o intuito de levar o projeto adiante, como o Decon-CE.

“O que me conforta é a gente vir todos os dias trabalhar, sabendo que, um dia, o aplicativo poderá ser acessado por todos em nossa sociedade”, conclui Marcus.

*Com informações da TV Verdes Mares

O Social Esporte Clube tem o apoio de: Governo do Estado do Ceará – Cuidar das pessoas, avançar o Ceará.